A história começa quando o gerente da divisão de carros da
Pontiac, da GM dos EUA, recebeu uma curiosa carta de reclamação de um
cliente. Eis o que ele escreveu:
'Esta é a segunda vez que mando uma carta para vocês, e não
os culpo por não de responder. Eu posso parecer louco, mas o fato é que nós
temos uma tradição em nossa família, que é a de tomar sorvete depois do
jantar.
Repetimos este hábito todas às noites, variando apenas o
tipo do sorvete, e eu sou o encarregado de ir comprá-lo. Recentemente comprei
um novo Pontiac e, desde então, minhas idas à sorveteria se transformaram num
problema.
Sempre que eu compro sorvete de baunilha, o carro não
funciona, mas se compro qualquer outro tipo de sorvete, o carro funciona
normalmente. O fato é que estou muito irritado com meu Pontiac'.
A carta gerou tantas piadas do pessoal da GM que o
presidente da empresa acabou recebendo uma cópia da reclamação. Ele resolveu
levar a sério e mandou um engenheiro conversar com o autor da carta. Então,
foram juntos à sorveteria no fatídico Pontiac, onde o engenheiro sugeriu
sabor baunilha para testar a reclamação e o carro efetivamente não funcionou.
O funcionário da GM voltou nos dias seguintes e só variou o
sabor do sorvete. Mais uma vez, o carro só não pegava, quando o sabor
escolhido era baunilha.
O problema acabou virando uma obsessão para o engenheiro,
que fez experiências diárias, anotou todos os detalhes possíveis e, depois de
duas semanas, chegou à primeira grande descoberta: quando escolhia baunilha,
o comprador gastava menos tempo, porque não precisava ficar escolhendo o tipo
de sorvete.
Examinando o carro, o engenheiro fez nova descoberta: com o
tempo de compra reduzido no caso da baunilha, em comparação com o tempo dos
outros sabores, o motor não chegava a esfriar. Com isso, os vapores de
combustível não se dissipavam, impedindo que a nova partida fosse instantânea.
A partir deste episódio, a Pontiac mudou o sistema de
alimentação de combustível e introduziu a alteração em todos os modelos a
partir desta linha.
Mais que isso, o autor da reclamação ganhou um carro novo,
além da reforma do que não pegava com sorvete de baunilha.
A GM distribuiu também um memorando interno, exigindo que
seus funcionários levem a sério até as 'reclamações mais estapafúrdias,
porque pode ser que uma grande inovação esteja por trás de um sorvete de
baunilha' diz a carta da GM.
Isso serve para as empresas que não têm o costume de dar
atenção a seus clientes, tratando-os até mal. Com certeza esse consumidor
americano comprará um outro Pontiac, porque qualidade não está dentro da
empresa, está também no atendimento que despendemos aos nossos clientes.
|
|
Whatsapp (11) 98751-7620 Fixo (11) 5938-0445
Trabalho com representação de embalagens descartáveis, Produtos panificação, higiene e Limpeza. Atendo todos os tipos de clientes. Tenho opções para pessoas jurídicas e físicas. Consulte- nos sobre preços, produtos ou alguma dúvida. Terei o maior prazer em ajudar e aprender também! Procuro também por representação do segmento diretamente da indústria.
Deixe sua opinião:
Muito obrigada pela tua visita em meu blog. Por favor deixa tua opinião seja ela construtiva ou uma critica, para que Assim posso melhor meu atendimento e deixar todos vocês satisfeitos! È só clicar na chave ao lado...
quinta-feira, 16 de janeiro de 2020
Uma reclamação de um cliente pode levar a uma descoberta...
Assinar:
Postagens (Atom)